Amanhã começa a Expovinis 2016
Marcelo Copello
Mundo do Vinho
1824 Visitas
“Amanhã começa a Expovinis 2016”
Aguarde, processando!
1824 Visitas
“Amanhã começa a Expovinis 2016”
8301 Visitas
Um universo dentro do universo do vinho são os barris de carvalho. A madeira do vinho movimenta milhões de euros no mundo inteiro, tem empresas e profissionais altamente especializados e a mais perfeita escolha e adaptação do barril certo para um vinho pode demorar muitos anos para ser refinada.
5140 Visitas
Fiz uma peregrinação a Reims há alguns anos e visitei a Krug onde entrevistei a enóloga Julie Cavil. Na ocasião provamos três jóias da empresa, o primeiro foi o Krug Clos du Mesnil 1998, o mais elegante, a pura expressão do vinhedo mais famoso da Champagne, o Clos du Mesnil. O segundo o Krug Vintage 1998, o mais intenso, uma mistura dos melhores vinhos desta grande safra. E finalmente o Krug Grad Cuvée, o mais complexo, uma mistura de vinhedos e safras. Para elaborar o Grande Cuvée são feitas inúmeras provas por uma equipe.
10064 Visitas
No Brasil, onde a cultura do vinho está ainda se formando, o consumo sobe à medida que a temperatura baixa. Com o o inverno chegando preparei esta relação de 34 vinhos entre R$ 28 e R$ 49, pinçada de 4 supermercados e encerrando com uma seleção de rótulos brasileiros.
Taí o que você queria!
7747 Visitas
Quem faz os melhores espumantes da América do Sul: sem dúvida o Brasil. Quem faz os melhores tintos: difícil ser conclusivo. Argentina e Chile estariam no páreo, com Brasil e Uruguai podendo surpreender. E quem faz os melhores vinhos brancos do continente? Após esta prova que fiz em Santiago, organizada pelo Canal del Vino não tenho mais dúvidas, é o Chile.
5328 Visitas
Maior prova às cegas do vinho brasileiro chega a sua 5ª edição com um espetacular recorde de mais de 850 vinhos de 110 vinícolas
3146 Visitas
Está chegando o Encontro Mistral 2016
Preparem-se, um dos grandes eventos do ano está chegando, o Encontro Mistral 2016.
2549 Visitas
“Qualidade na taça" é um curso completo sobre vinho e tem como objetivo promover a capacitação de bares e restaurante e incentivar
o consumo de vinhos nacionais. A chegada das Olimpíadas e a movimentação de turistas na cidade é um excelente momento para apresentarmos e valorizarmos o vinho nacional.
3575 Visitas
Pato, o prato mais pedido na adega mais famosa do mundo.
4513 Visitas
Visitei recentemente o sul do Chile e retornando do sul para Santiago uma parada obrigatória é Colchagua. Região mais emblemática para o Carmenère no mundo, Colchagua a cada ano alarga a diversidade dos vinhos que produz.
3020 Visitas
Marcelo Copello entrevista Alberto Antonini da Poggiotondo
10075 Visitas
Agora, é verdade, já estão fazendo vinho 100% sintético, sem nenhuma uva sequer.
8058 Visitas
A corticeira Amorim, líder mundial em rolhas naturais, acaba de anunciar uma novidade que promete ser revolucionária.
2677 Visitas
O Observatorio Espanhol del Mercado del Vino (OeMv) acaba de divulgar numeros bastante positivos do comercio mundial do vinho em 2015.
4961 Visitas
Lembro bem do primeiro Petrus que provei. Já se vão muitos anos, a safra era a jovem 1985, que para minha sorte me foi apresentada por Edouard Moueix, filho de Christian Moueix, proprietário do Château. Meu primeiro contato com este mito vínico foi inesquecível e intrigante.
3109 Visitas
Ela é a protagonista de um dos maiores e mais caros vinhos do mundo. Está presente no corte dos Premier Grand Cru Classé de Bordeaux, gera vinhos interessantes na Toscana e Nordeste da Itália e também na Califórnia. No Brasil, foi a única autorizada a produzir varietais dentro da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. É versátil: fácil de tomar, no copo, e capaz de harmonizar com vários tipos de preparo, à mesa. Apesar de todas estas características positivas, ela não costuma ser a primeira opção de vinhos da grande maioria dos consumidores do planeta. Estamos falando da Merlot, uma das principais uvas de Bordeaux e do mundo.
3161 Visitas
Pessoal, vai aqui uma receita caseira que improvisei semana passada e simplesmente me encantou!
O segredo está no molho, que é aliança que sela a união entre o vinho e o prato
3631 Visitas
Quem degusta um CdP tem muitos "Papas na língua". Desculpando-me pela frase cretina, lembro que Felipe IV, o Belo, (1268-1314) rei da França, ao ser excomungado pelo papa italiano Bonifácio VIII, mandou
prendê-lo e em seu lugar colocou um conterrâneo seu. Bertrand de Goth, arcebispo de Bordeaux, calçou as sandálias do pescador em 1305 com o nome de Clemente V e foi o primeiro dos chamados "papas do vinho". O novo pontífice transferiu, em 1309, a corte de Roma para Avignon, no sul da França, onde a sede do papado manteve-se por quase 70 anos, episódio conhecido como "cativeiro babilônico de Avignon". Fundador em Bordeaux de um vinhedo que leva seu nome, o Château Pape Clement, o sumo pontífice faleceu em 1314 por ingerir esmeraldas em pó, seguindo prescrições médicas.
3297 Visitas
Em recente visita ao Chile, rumei para sul. Foram muitas horas de estrada rumo a um Chile menos turístico e confortável, mas mais autóctone e autêntico.
4580 Visitas
Desde o surto de vinhos alemães nos anos 1990, nosso mercado de vinhos importados vem sendo dominado por Chile e Argentina, que disputam cada mililitro nas taças tupiniquins.