Carregando

Aguarde, processando!

Anunciada revolução na rolha do vinho

Anunciada revolução na rolha do vinho

17/05/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

7010 Visitas

Por Marcelo Copello

A corticeira Amorim, líder mundial em rolhas naturais, acaba de anunciar uma novidade que promete ser revolucionária. A NDTech é uma nova tecnologia que permite pela primeira vez, em escala industrial, analisar rolha a rolha e garantir sua qualidade (atestando que está livre do TCA, fungo responsável por cheiro desagradável, conhecido como bouchonée). Esta nova tecnologia (baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo), baixou o tempo de análise de cada rolha de 14 minutos para 20 segundos. A NDTech é capaz detectar qualquer rolha de cortiça que apresente mais de 0,5 nanogramas/litro (partes por trilião) de TCA, removendo-a automaticamente da linha de produção. O projeto consumiu 10 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento ao longo de 5 anos.

Carlos de Jesus, Director de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim, em entrevista exclusiva, contou que a as rolhas “a prova de TCA” já chegaram a seis países: EUA, Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. “No Brasil as rolhas NDTech chegarão por enquanto nos vinhos importados de alta gama” afirma Carlos de Jesus, e acrescenta: “vendemos cada vez mais rolhas às vinícolas brasileiras, o que é um sinal do crescimento da indústria do vinho no Brasil”, e finalizou passando um número impressionante: a Amorim, líder mundial em rolhas naturais, em apenas 5 anos, passou de 3 bilhões de para 4,2 bilhões de rolhas produzidas anualmente. “As rolhas naturais são a clara preferência do consumidor em todo o mundo”.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com