Os 5 Grandes de Uma Palavra
Marcelo Copello
Bordeaux
1825 Visitas
Os 5 Grandes de Uma Palavra
Aguarde, processando!
1825 Visitas
Os 5 Grandes de Uma Palavra
3100 Visitas
Falar de Sangiovese é falar de Itália.
1071 Visitas
Depois de uma garrafa de Sémillon eu fico Semi-Off
966 Visitas
Antes uma boa sangria que um mal vinho
2500 Visitas
Sunga, biquíni, canga, óculos escuros, barcos, praia, piscina, frutas, saladas (quem sabe uma dietinha) e malhação. Estamos no verão! Não se esqueça do protetor solar e de uma boa taça de vinho, seja espumante, branco, rosé ou até um bom tinto.
4929 Visitas
Toda inovação traz em si uma porção de risco. A coragem é ingrediente cada vez mais raro nas áreas da criação humana. Do futebol ao cinema, passando pelo vinho, é sempre mais seguro ficar na defesa, repetir uma fórmula de sucesso, do que criar algo novo. O Grange, tinto da vinícola australiana Penfolds, é um grande exemplo de ousadia bem-sucedida no mundo de BACO. Criado em 1951 e hoje tido como um dos maiores vinhos do mundo, o Grange tem uma história singular.
1036 Visitas
Antes uma boa sangria que um mal vinho
3505 Visitas
Você conhece a Sauvignon Blanc? Esta uva branca originária de Bordeaux na França é sinônimo de frescor, acidez e expressividade. Nada de timidez aqui, a Sauvignon Blanc é: “cheguei!”.
2110 Visitas
Este foi um ano de muito trabalho neste site, com posts quase diários nele e nas redes sociais. Esta labuta foi plenamente recompensada com uma excelente audiência e sólida credibilidade, que colocam o www.marcelocopello.com entre os sites de maior relevância da indústria do vinho no Brasil.
11062 Visitas
Em recente visita a Argentina tive o privilégio de visitar bodegas em várias regiões, provar centenas de vinhos in loco e comprovar o atual estado da indústria de vinhos do nosso pais irmão. Acompanho os vinhos argentinos com visitas ao país desde o início dos anos 2.000, ou seja, há quase 20 anos. A evolução é notável.
5930 Visitas
Abençoado por deuses, o vinho atravessa a história com um lugar de destaque em várias religiões
2416 Visitas
Aos fãs da Malbec, fiquem tranquilos, seu reinado não está ameaçado. Afinal, de cada três garrafas que Argentina exporta duas são de Malbec.
8538 Visitas
Por Marcelo Copello
Até os anos oitenta Salta, no extremo norte da Argentina, era Torrontés, branca aromática plantada em parrais. Os tintos da região eram poucos e sem grande qualidade.
4435 Visitas
Provei com exclusividade o mais elegante dos Premier Crus Classés de Bordeaux, o Château Margaux, e seu arqui-rival, o Château Palmer, às cegas e em algumas das melhores safras de Bordeaux de todos os tempos - 1983, 1970, 1961, 1955 e 1945. Não custa lembrar da magnitude desta prova, já que os 1961 e 1945 são raridades e estão entre os melhores vinhos já feitos no planeta. Preços? Só o google poderá responder.
20987 Visitas
Alguns Portos como os do tipo Vintage são muito longevos, tão longevos que vivem mais que suas próprias rolhas. Algumas casas de Porto têm o salutar hábito de a cada 25 anos rearolhar as garrafas antigas de seu estoque. Logo, caso abram uma garrafa de Porto muito velho mas com uma rolha novinha não se assuste. Por outro lado, como nem todas as casas rearolham as garrafas antigas e ainda, estas garrafas podem ter vindo de alguma adega particular, o mais provável é que ao abrir uma garrafa muito antiga a rolha esfarele-se diante do saca-rolhas tradicional, o que seria uma lástima, enchendo o precioso líquido e pedaços de rolha.
2893 Visitas
Todo enófilo tem um quê de explorador e arqueólogo à la Indiana Jones. Em vez de procurar sarcófagos e fósseis em tumbas e cavernas, exploramos lojas, feiras, leilões e caves em busca de raridades, espécies extintas e elos perdidos na história do paladar.
1202 Visitas
A grande feira internacional Wine Paris, que terá sua primeira edição entre 11 e 13 de fevereiro de 2019, encomendou uma pesquisa sobre o consumo de vinho nas grandes cidades do mundo Vejam o ranking:
2755 Visitas
Uva tinta originária do sudoeste da França, da região de Mardiran, a Tannat, em 1870, foi levada ao Uruguai por imigrantes espanhóis e hoje é a principal uva e símbolo dos vinhos do país.
12687 Visitas
Antes que os xiitas pulem da cadeira, é bom explicar que o título desta matéria contém um erro. Não existem vinhos orgânicos/biodinâmicos, já que apenas a fruta pode ser orgânica/biodinâmica. O correto seria dizer “vinho produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico ou biodinâmico”, mas para simplificar usarei “vinhos orgânicos” ou “vinhos biodinâmicos”.
5153 Visitas
Uma coisa que sempre me perguntam é como segurar a taça de vinho. Devemos segurar a taça pelo corpo, pela haste ou pela base