O Château Angelus é uma propriedade histórica que Pertence a família Boüard de Laforest desde 1782.
Foi classificado como um Grand Cru Classé na primeira classificação de Saint-Emilion em 1954 e em 2021 foi elevado a Premier Grand Cru Classé “A”, classificação máxima da região.
O nome Angelus (anjo em latim) nasceu pois de seus vinhedos podem-se ouvir os sinos da igreja de Saint-Emilion. O rótulo do vinho traz o sino em destaque.
Hoje o Château tem seus próprios sinos, que tocaram o Hino Nacional Brasileiro durante minha visita (vejam no vídeo)
Recentemente o Angelus ganhou muita exposição ao aparecer no mais recente filme do 007 - James Bond
Vejam minha avaliação detalhada dos vinhos que provei no Château Angelus
.
2019 Le Carillon de l’Angelus
Da AOC Saint-Emilion Grand Cru. Segundo vinho do Château Angelus, . 1ª safra do Carillon a ser vinificada na recém remodelada vinícola da empresa.
Elaborado com 90% de Merlot, 10% de Cabernet Franc, amadurece 18 meses em barricas 60% novas e 40% em inox. Cor rubi violácea escura. Aroma intenso e frutado, frutas negras com bom frecor, alcaçuz, cereja preta, chocolate, nota defumada, ervas, especiarias, lavanda, pimenta, baunilha. Paladar de médio-bom corpo, com boa estrutura de taninos doces, acidez muito boa, 14% de álcool. Um vinho deliciosamente elegante, preciso, fresco e fácil de beber, mas com estrutura para um bom par de décadas de guarda, quando ganhará complexidade.
NOTA 94
2015 Angelus Da AOC Saint-Emilion Grand Cru.
Elaborado com 62% de Merlot, 38% de Cabernet Franc, 22 meses em barricas 100% novas. Cor rubi muito escura. Aroma riquíssimo, complexo, com notas de cereja prata, defumados, café, trufas negras, tabaco, terra. Paladar encorpado, largo e firme, profundo, com camadas de sabor, taninos estruturados e veludados, acidez muito boa, grande integração de equilíbrio. Grande vinho, para longa guarda. Avaliado em 29/10/2021, às 17 horas, em taça tipo Bordeaux, à 18oC, sem decantação. Sugestão de consumo, até 2059
NOTA 98
.
2018 Angelus Da AOC Saint-Emilion Grand Cru.
Elaborado com 65% de Merlot, 35% de Cabernet Franc, 22 meses em barricas 100% novas. Cor violácea profunda. Aroma surpreendentemente aberto e expressivo para um vinho tão jovem, com fruta muito pura, notas de cereja, amoras, grafite, terra, chocolate, flores maceradas, violetas, defumados, canela, cravo, defumados, azeitonas. Paladar denso, encorpado e aveludado, com acidez refrescante, estruturado e elegante. Em estilo bem diferente do 2015, com menos estrutura, mas mais aberto e exuberante. Avaliado em 29/10/2021, às 17 horas, em taça tipo Bordeaux, à 18oC, sem decantação. Sugestão de consumo, até 2053
NOTA 98