Bordeaux 1855, foi antes de Pasteur em 1857
Marcelo Copello
Mundo do Vinho
1040 Visitas
Antes uma boa sangria que um mal vinho
Aguarde, processando!
1040 Visitas
Antes uma boa sangria que um mal vinho
2113 Visitas
Este foi um ano de muito trabalho neste site, com posts quase diários nele e nas redes sociais. Esta labuta foi plenamente recompensada com uma excelente audiência e sólida credibilidade, que colocam o www.marcelocopello.com entre os sites de maior relevância da indústria do vinho no Brasil.
11083 Visitas
Em recente visita a Argentina tive o privilégio de visitar bodegas em várias regiões, provar centenas de vinhos in loco e comprovar o atual estado da indústria de vinhos do nosso pais irmão. Acompanho os vinhos argentinos com visitas ao país desde o início dos anos 2.000, ou seja, há quase 20 anos. A evolução é notável.
6072 Visitas
Abençoado por deuses, o vinho atravessa a história com um lugar de destaque em várias religiões
8607 Visitas
Por Marcelo Copello
Até os anos oitenta Salta, no extremo norte da Argentina, era Torrontés, branca aromática plantada em parrais. Os tintos da região eram poucos e sem grande qualidade.
4479 Visitas
Provei com exclusividade o mais elegante dos Premier Crus Classés de Bordeaux, o Château Margaux, e seu arqui-rival, o Château Palmer, às cegas e em algumas das melhores safras de Bordeaux de todos os tempos - 1983, 1970, 1961, 1955 e 1945. Não custa lembrar da magnitude desta prova, já que os 1961 e 1945 são raridades e estão entre os melhores vinhos já feitos no planeta. Preços? Só o google poderá responder.
2902 Visitas
Todo enófilo tem um quê de explorador e arqueólogo à la Indiana Jones. Em vez de procurar sarcófagos e fósseis em tumbas e cavernas, exploramos lojas, feiras, leilões e caves em busca de raridades, espécies extintas e elos perdidos na história do paladar.
1211 Visitas
A grande feira internacional Wine Paris, que terá sua primeira edição entre 11 e 13 de fevereiro de 2019, encomendou uma pesquisa sobre o consumo de vinho nas grandes cidades do mundo Vejam o ranking:
2773 Visitas
Uva tinta originária do sudoeste da França, da região de Mardiran, a Tannat, em 1870, foi levada ao Uruguai por imigrantes espanhóis e hoje é a principal uva e símbolo dos vinhos do país.
12704 Visitas
Antes que os xiitas pulem da cadeira, é bom explicar que o título desta matéria contém um erro. Não existem vinhos orgânicos/biodinâmicos, já que apenas a fruta pode ser orgânica/biodinâmica. O correto seria dizer “vinho produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico ou biodinâmico”, mas para simplificar usarei “vinhos orgânicos” ou “vinhos biodinâmicos”.
5173 Visitas
Uma coisa que sempre me perguntam é como segurar a taça de vinho. Devemos segurar a taça pelo corpo, pela haste ou pela base
3772 Visitas
Vinhos varietais são vinhos feitos com um único tipo de uva, ou com predominância de um tipo de uva. Enquanto vinhos de corte são vinhos de misturas de tipos de uvas.
4656 Visitas
Meu processo de iniciação no mundo do vinho não passou apenas por garrafas e taças, mas principalmente pelas palavras dos meus escritores prediletos. E Hugh Johnson é certamente uma das maiores personalidades do mundo do vinho. Veja aqui a entrevista exclusiva feita na casa do próprio.
7572 Visitas
“Bordeaux é uma bebida para rapazes e o Vinho do Porto para homens” - Samuel Johson (literato inglês, século XVIII)
3552 Visitas
Hoje vamos juntos aos confins da Argentina, para dar um passeio pelos vinhedos mais ao sul do planeta e conhecer seus vinhos muito particulares.
5649 Visitas
Um caso à parte na história do fermentado de Baco, o Vinho do Porto é (além do Champagne) o único vinho que transcende qualquer fronteira e é aceito em todo o mundo.
11730 Visitas
Muita gente quando pensa em vinho pensa no tinto no inverno em frente a lareira acompanhado de queijos. Na realidade vinho é muito mais que isso.
2514 Visitas
Serena Sutcliffe é a chefe do departamento de vinhos da Sotheby’s, casa leiloeira com sedes em Londres e Nova Iorque.
1497 Visitas
A cadeia de supermercados britânica Waitrose acaba de publicar o resultado de uma pesquisa feita com consumidores para identificar hábitos que mostraram ser tendência em 2018. Dentre os destaque citados estão 4 tendências ligadas aos vinhos. Vejamos:
4905 Visitas
Sempre me perguntam como consigo degustar as vezes mais de 100 vinhos em um dia, sem ficar bêbado e no dia seguinte ainda lembrar de todos e escrever a respeito. O segredo é cuspir, quase sempre para fora e umas poucas vezes para dentro.