Carregando

Aguarde, processando!

Receita harmonizada: bolinho de carne Medieval

Receita harmonizada: bolinho de carne Medieval

14/03/2021

Marcelo Copello

Gastronomia

1170 Visitas

Por Marcelo Copello

Como os amigos devem imaginar, minha vida pessoal é fortemente pautada no vinho.

.

O vinho influi em aonde vou nas férias, nos amigos que mais convivo ou converso. É o vinho que manda na hora da escolha do que vou comer ou na hora de improvisar receitas em casa. Este prato nasceu assim, temperando uma carne de forma que fosse ficar melhor um tinto com bastante madeira, que era o vinho da ocasião.

.

Este prato consiste em bolinhos de carne, que chamei de “medieval” pelas especiarias utilizadas. Na Idade Média usavam estes temperos fortes, muitos vindos do Oriente, muitas vezes com o intuito de disfarçar aromas da carne em processo de apodrecimento (não tinham geladeira). Isso era comum na época, e as vezes até apreciado. A carne “faisandée” (do francês, em decomposição) ganhavam aromas, em um processo semelhante à maturação.

.

[ingredientes]

. [pix]

500gr de carne moída • azeite • 100gr de farinha de trigo • sal grosso moído na hora • especiarias (todas moídas na hora de preferência) pimenta do reino preta e branca, cravo da índia, canela, noz moscada, cominho, zimbro e estragão seco.   

.

[modo de preparo]

.

Em uma tigela coloque a carne, o sal grosso, as especiarias a gosto e vá misturando com as mãos, acrescentando a farinha peneirada, para que fique leve e não embolote. Depois de bem misturado faça com as mãos bolinhos, em formato de mini-hamburgueres, e passe em uma chapa bem quente de modo que fiquem crocantes por fora e crus por dentro.

.

Vinho: sugiro um tinto encorpado com bastante madeira para acompanhar, como um Reserva ou Gran Reserva espanhol ou um shiraz australiano. 

.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que vai gostar!

.

Ah, e se fizer a receita me diga como ficou!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com