4 perguntas para Luciano Rebellatto, novo coordenador do Consevitis-RS
Por Marcelo Copello
Conversei por telefone com exclusividade com Luciano Rebellatto, recém eleito coordenador do Consevitis-RS.
Marcelo Copello: Luciano, explique para nossos leitores o que é o Consevitis-RS?
É o conselho que tem a responsabilidade de gerir um fundo, o Fundovitis, de melhoria do promover e modernizar o setor da uva e do vinho. O Fundovitis é gerado pelo retorno de 50% do ICMS pago pelas vinícolas, e era gerido até 2018 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Dentro do Consevitis-RS temos representantes da indústria, produtores e cooperativas.
Qual o papel do Consevitis hoje, na realidade que vivemos?
No momento que estamos vivendo o foco é promoção, visando aumentar o mercado e o aumento das vendas dos derivados de uva, pois tivemos safras com volumes grandes, gerando grandes estoques. Não podemos esquecer claro a modernização do setor, a melhoria de qualidade, a fiscalização, a tecnologia etc.
Qual o ponto que no momento precisa de mais atenção no leque de promoção do vinho brasileiro?
As pessoas estão em casa, portanto o foco está totalmente voltado para promoção e vendas em ambiente digital. Temos um setor interno que está estudando as melhores soluções de marketing para melhor promover nossos produtos no ambiente on-line, tanto para vinhos finos, quanto sucos e vinhos de mesa.
Como você vê boas oportunidades no futuro próximo para os vinhos do Brasil?
Com certeza. Sou um consumidor e defensor da qualidade de nossos vinhos. Temos qualidade igual, senão superior, a dos importados na mesma faixa de preço. Lembrando que o vinho fino representa uma fatia pequena de nossa produção, que tem um peso maior nos sucos e vinhos de mesa, que é no que pretendo dar mais atenção.