Conversar com Michel Friou é sempre um privilégio. Melhor ainda se a conversa é regada com seu vinho, o Almaviva. Provamos juntos a safra 2011 e a novíssima 2012. Falamos ainda sobre pormenores da elaboração deste grande vinho e sobre sua carreira. Leiam abaixo algumas notas de degustação e assistam o video para mais detalhes:
O Almaviva 2011 é composto por 67% Cabernet Sauvignon 25% Carmenère, 5% Cabernet Franc, 2% Merlot e 1% Petit Verdot, com 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Achei este vinho muito perfumado e elegante, complexo, floral, frutado, com muitas especiarias. Seu paladar mostra acidez e frecor, com finesse de taninos impressionante. É um Alvaviva mais delgado, sério, limpo e preciso, para longa guarda.
Nota: 95 pontos.
O Almaviva 2012 é composto por 65% Cabernet Sauvignon 24% Carmenère, 8% Cabernet Franc, 1% Merlot e 2% Petit Verdot, com 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Este é um Almaviva que impressiona logo na chegada, com potência, exuberância, mais largo que o 2011, mais pronto, com notas de frutas mais maduras, minerais terrosos, com a mesma complexidade e finesse que marcam grande este vinho.
Nota: 96 pontos.