O #RWFF2015 começou com a abertura informal no coração da zona norte, o CADEG foi cenário de encontros e brindes. E com muito requinte, o Festival abriu oficialmente com jantar nos salões do Copacabana Palace, um ícone de charme e sofisticação no Rio de Janeiro. Menu feito pelas mãos dos chefs do Hotel,o sabor era mais que especial. Toda a gastronomia foi acompanhada de vinhos selecionados para o paladar exclusivo de 22o convidados.
Nesta mesma noite, foram entregues as premiações do festival, com troféu Vinha Velha. Os premiados da noite: Mario Geisse, um dos enólogos mais premiados e respeitados da América Latina, foi eleito a Personalidade do Ano. A Vinícola Aurora ganhou como Produtor do Ano (empresa está há 85anos no mercado, processa 65 milhões de quilos de uvas ao ano, e exporta para 20 países). A Vinícola Guatambu Estância do Vinho, foi escolhida como Revelação Mundus Vini e o melhor Sommelier do Ano, eleito através do concurso realizado em parceria com a ABS Rio, foi Ramon Justino, do hotel Sofitel.
Cultura e Informação foram a linha mestra do seminário Vinho & Mercado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Palestras e debates com temas : mercado produtor e importador, produção nacional, importação, marketing,venda, tributação e e-commerce.
Os palestrantes:
Mario Pablo Silva – presidente da Wines of Chile e Carlos Paviani
Peterson Cantú – Presidente da Cantú
Leonardo de Andrade Costa – Coordenador e Professor de Direito Tributário na FGV
Gilberto Pedrucci -Presidente do Sindivinho e Enólogo
Alykhan Karim – CEO e Curador de vinhos da Sonoma
Claudio Czarnobay – Gerente da Nielsen.
Marieta de Moraes Ferreira – Diretora da FGV
Valdiney Ferreira – Coordenador da Wine Business FGV
Carlos Paviani, Diretor do Instituto Brasileiro de Vinho (IBRAVIN)
Em talk show, Mario Geisse contou sua belíssima trajetória profissional através dos vinhos e espumantes, onde o ponto alto foi o Cave Geisse 1998, considerado uma jóia brasileira na produção de espumantes.
O Festival envolveu milhões de pessoas, dos amantes do vinho aos produtores. Com a Feira Show, realizada nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, reuniu mais de mil pessoas, sendo 33 expositores, mais de 450 rótulos de vinhos nacionais e estrangeiros e presença da Interfood, Decanter, Caliterra, Zona Sul, Rio Sol, Villa Francioni, Miolo, Salton, Wine Mundi, Vila de Arouca, Dunamis, Batalha, Luiz Argenta, Premium, Cattacini e Bueno).
Nas master classes as apresentações do “Grandes Vinhos do TEJO-Portugal“, “VIGNO Vignadores de Carignan-Chile“, e “Um tour pela França por Belle Cave”.
Com “Rio Rolha Zero” que este ano contou com a adesão de mais de 100 restaurantes, os estabelecimentos não cobraram a habitual taxa de rolha. Muitos restaurantes (entre eles Mr. Lam, Alloro, Cipriani, Mamma Jamma, Quadrucci, Zuka, Brigite’s e Fogo de Chão), além de aderirem ao movimento, ainda ofereceram jantares harmonizados durante o festival. Foi sucesso!
Encerrando a festa, o Wine Bus, percorreu a cidade maravilhosa brindando os cariocas e a recepção da cidade ao festival. O percurso levou convidados por toda a orla carioca até a barra, aonde seria realizado o último evento: a Wine Out, uma feira de venda de vinhos com mais de 300 rótulos com preços promocionais realizada no Casa Shopping.
Agora é aguardar a nova data e deixar gelar até 2016!
Instagram: @marcelocopello
Facebook: vinhocommarcelocopello