Este na foto é um caviar verdadeiro, ovas do peixe esturjão do mar Cáspio, caríssimo (cerca de R$ 5.000 por 100 gramas), o qual tive o privilégio de provar através de generosidade de um amigo. Confesso que já fico bem feliz e satisfeito com as imitações de caviar que a gente compra no Duty Free por 20 dólares e são estas que costumo usar em casa.
.
Como uma tradição em minha casa, fazemos nos dia 31/12 os blini (pronuncia-se bliní, que é o plural de blin), mini panquecas de origem russa/ucraniana. Estas min-delícias tradicionalmente são usadas para servir o caviar, junto com o creme azedo. É fácil de fazer e fica uma delíci!
.
Segue a receita:
BLINI (mini-crepe com creme azedo e ovas)
.
Ingredientes:
100g de farinha de trigo • 170ml de leite, meio tablete (10g) de fermento biológico (de pão) 1 ovo • 100ml de creme de leite • 30ml de iogurte natural • suco de 1/2 limão • sal • manteiga • caviar ou ovas em conserva
.
BLINIS - Diluir o fermento em 60ml de leite morno. Deixar descansar por 15 minutos. Aquecer o restante do leite. Separar a gema da clara. Colocar na batedeira a farinha, a gema e o sal. Acrescentar o leite aquecido e depois o leite contendo o fermento. Bater durante alguns segundos. Colocar esta mistura em recipiente de vidro, cobrir com um pano de algodão e deixar descansar durante uma hora e meia.
.
Ao final deste tempo bater a clara em neve, misturá-la levemente à massa que ficou descansando. Em uma frigideira ou chapa quente untada com manteiga fazer mini-crepes. Usar uma colher de copa como medida para a quantidade de massa em cada um.
.
CREME AZEDO - Bater o creme de leite em ponto de chantilly. Delicadamente, acrescentar o iogurte, o suco do limão e o sal. Levar ao refrigerador para que fique com consistência bem firme.
.
Finalização e montagem - Em cada blini acrescentar o creme azedo e por cima as ovas.
Vinho: Para acompanhar sugiro um Champagne bem seco ou outro espumante, de preferência já maduros (de safra mais antiga)