Receita Harmonizada: Pernil de Cordeiro em Vinha d’Alhos
Por Marcelo Copello
Pernil de Cordeiro (cerca de 1,5kg). Lavar bem, fazer alguns furos na carne, para que os temperos penetrem e colocar em um recipiente (uso um tapawer de plástico). Pode-se usar também um saco plástico, desde que bem vedado e resistente. Deixar de molho da Vinha d’Alhos por ao menos 24h na geladeira.
VINHA D’ALHOS:
- 1 Cebola inteira ralada (de modo que fique quase um líquido)
- 6 dentes de alho ralados ou esmagados
- Sal
- Pimenta do reino moída na hora
- Folha de louro picadas
- 2-3 cravos picados (opcional)
- Pitadas de canela (opcional)
- Alecrim
- Vinho tinto o suficiente para que o cordeiro fique totalmente coberto (uso ao menos meia garrafa). A qualidade do vinho é importante. Não precisa ser um vinho caro, mas jamais use vinho de garrafão ou um vinho que você não beberia.
PREPARO
Cozinhe 1kg de batatas cortadas em cubinhos, em água com sal.
Pré-aquecer forno.
Colocar cordeiro e a batatas em uma assadeira e envolvê-la em papel alumínio, coloque junto um pouco da vinha d’alhos. Assar em forno baixo (180-200oC) por 1 hora. (A temperatura e tempo ideais podem variar em função da potência do forno e o tamanho da peça de cordeiro)
Ao fim deste tempo retirar o papel alumínio e deixar no forno alto (250oC) por cerca de 40 minutos para dourar. Regue com o resto da vinha d’alhos para que não seque.
HARMONIZAÇÃO
A harmonização mais clássica seria um Bordeaux tinto, mas com esta receita praticamente qualquer tinto encorpado ficará bem. Só uma dica, o típico molho doce ou geleia de menta que por vezes servem com o cordeiro, mata qualquer vinho... Sugiro escolher ou o molho ou o vinho.
Gostou do Post? Curta para eu saber que gostou e compartilhe com um amigo que gosta da boa mesa! E deixe seu comentário!