Semana passada em Montalcino (Toscana-Itália) tive de participar de um jantar oferecido na vinícola Col d’Ocia, com safras antigas de seu Brunello - veja a foto com o Menu e vinhos.
O Rosso di Montalcino 2009, de uma garrafa Double-Magnum (3 litros) estava sensacional, no nível de um bom Brunello.
O Brunello di Montalcino 2009 excelente e obviamente jovem demais, uma grande promessa.
O Brunello di Montalcino Poggio al Vento 1999 (topo de gama da vinícola) é potente, imponente, mas com um pouco de madeira demais e também precisando de mais tempo.
O Brunello di Montalcino 1989 estava excelente, em seu apogeu, refinado e equilibrado, a meu ver superior ao Poggio al Vento
O Brunello di Montalcino Riserva 1979 impressionou. Muito potente, um canhão, ainda cheio de taninos, acidez. Não terá problema em ficar mais 20 anos na garrafa. Não duvido que esta será terá vida mais longa que todas as demais do jantar.
O Brunello di Montalcino Riserva 1969 foi o vinho da noite. Em sua plenitude, com sua grande estrutura e complexidade resolvida em taninos finos e esplêndido equilíbrio.
Assista amanha a entrevista que fiz após este jantar, com o proprietário da Col d’Orcia, o Conde Francesco Marano CInzano
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para assinar nossa newsletter AQUI, curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.