Carregando

Aguarde, processando!

Venda de espumantes dispara

Venda de espumantes dispara

13/05/2015

Marcelo Copello

Brasil

1803 Visitas

A OIV divulgou recentemente números animadores para o Brasil. Cresce o mercado mundial de espumantes, principal produto de nossa indústria de vinhos.

Segundo os números mais recentes (de 2013), no que diz respeito ao consumo, na última década (2003-2013), enquanto o mercado de vinhos em geral cresceu 4%, os espumantes cresceram 30%!

Em 2013 a produção mundial de espumantes no mundo chegou a 1,76 bilhões de litros, 11% mais que em 2012 e 40% mais em 2003. A fatia de espumantes no total de vinhos também subiu, de 4% em 2000 para 7% em 2013.

Veja o ranking da produção de espumantes em milhões de litros

1º-França………..350

2º-Itália…………..320

3º-Alamanha…… 60

4º-Espanha……..180

Embora o Brasil esteja longe dos líderes mundiais em volume de espumantes, fomos um dos países que mais cresceu no mundo na produção de borbulhas na última década, com 248%. Em 2014 foram comercializados 16,7 milhões de litros de espumante brasileiro no mercado interno e nossa exportação de espumantes subiu 127% em valor.

A Copa do Mundo no Brasil ajudou, pois chamou a atenção do consumidor estrangeiro para nossos produtos, incrementando a venda de vinhos. Os principais destinos destas exportações foram Reino Unido, Bélgica, Paraguai, Países Baixos (Holanda) e Alemanha.

Se os números de 2014 foram animadores, os de 2015 apontam para um resultado ainda melhor. Em janeiro e fevereiro a venda de espumantes no mercado interno cresceu 15% em relação ao ano passado, e dentro da categoria dos espumantes, os moscatéis se destacaram, com um aumento de 31%.

Enquanto 2015 caminha bem, 2016 e as Olimpíadas se aproximam e esperamos que o “efeito Copa do Mundo” se repita, impulsionando nossas exportações.

Esperamos que o consumidor estrangeiro experimente nossos vinhos por curiosidade, se encante com a qualidade e se torne um consumidor fiel.

Um brinde, com espumante brasileiro!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com