Carregando

Aguarde, processando!

Recordes na GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2020, que começa amanhã!

Recordes na GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2020, que começa amanhã!

24/10/2020

Marcelo Copello

Brasil

2209 Visitas

Por Marcelo Copello

A GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL, chega a seu nono ano, com muitos recordes. A maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado acontece entre os dias 26 e 29 de outubro no Hotel Vila Galé no Rio de Janeiro.

O júri internacional formado por 31 especialistas isentos que virão de vários estados e do exterior especialmente para o certame (veja lista abaixo) provará este ano um número recorde de 1309 amostras (1242 vinhos/espumantes e 67 sucos de uva) de 144 vinícolas em 51 categorias. O número de amostras supera em 22% a edição anterior. Oito estados estão representados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.

O total de garrafas do evento é de 2618, que se arrumadas em uma mesa, lado a lado, chegariam a mais de 200 metros de comprimento!

Premiação

A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GP Vinhos do Brasil 2020, em transmissão on-line ao vivo no 30 de outubro às 16:30, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020.

Confira as 51 categorias

      1.Espumante Brut Branco Champenoise

      2.Espumante Brut Branco Charmat

      3.Espumante Brut Rosé Champenoise

      4.Espumante Brut Rosé Charmat

      5.Espumante Extra-Brut Branco Champenoise

      6.Espumante Extra-Brut Branco Charmat

      7.Espumante Extra-Brut Rosé (Champenoise e Charmat)

      8.Espumante Nature Rosé (Champenoise e Charmat)

      9.Espumante Nature Branco Champenoise

      10.Espumante Sur Lie

      11.Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)

      12.Espumante Demi-Sec Branco Champenoise

      13.Espumante Demi-Sec Branco Charmat

      14.Espumante Moscatel Branco

      15.Espumante Moscatel Rosé

      16.Espumante Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)

      17.Espumante Orgânicos/naturais/biodinâmicos

      18.Espumante Tinto

      19.Branco Chardonnay

      20.Brancos Super Premium

      21.Branco Sauvignon Blanc

      22.Branco Gewurztraminer

      23.Branco Riesling Itálico e Renano

      24.Branco Moscato

      25.Branco Viognier

      26.Branco de Outras Castas

      27.Branco Cortes

      28.Branco Orgânicos/naturais/biodinâmicos

      29.Tinto Cabernet Sauvignon

      30.Tinto Merlot

      31.Tinto Tannat

      32.Tinto Cabernet Franc

      33.Tinto Pinot Noir

      34.Tinto Syrah

      35.Tinto Marselan

      36.Tinto Malbec

      37.Tinto Touriga Nacional

      38.Tinto Alicante Bouschet

      39.Tinto Sangiovese

      40.Tinto Ancellotta

      41.Tinto Petit Verdot

      42.Tinto de Outras Castas

      43.Tinto Cortes

      44.Tinto Super Premium

      45.Tinto Orgânicos/naturais/biodinâmicos

      46.Rosé

      47.Doces e Fortificados

      48.Bag in Box Cabernet Sauvignon

      49.Bag in Box Merlot

      50.Suco de Uva Integral Branco

      51.Suco de Uva Integral Tinto

Conheça os apoiadores da 9ª GP Vinhos do Brasil

Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes Sucos e Derivados (Afavin), localizada em Farroupilha (RS); Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), situada em Flores da Cunha (RS); Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), fixada em Flores da Cunha (RS); Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), sediada em Bento Gonçalves (RS); Associação Vinhos da Campanha, estabelecida na fronteira Oeste do RS; Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), situada em Pinto Bandeira (RS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), localizada em Bento Gonçalves (RS); Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), fixada em Farroupilha (RS); Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), com sede em São Roque (SP); Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Beb. Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), sediada em Caxias do Sul (RS); Sindicato da Indústria do Vinho no Estado de Santa Catarina (Sindivinho), instalada em Videira (SC); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com sede em Bento Gonçalves (RS); Vinhos de Altitude, instalada em São Joaquim (SC); Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); e Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), localizada em Caldas (MG).

Sobre o Grupo BACO Multimídia

O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há sete anos na cidade do Rio de Janeiro.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com