Carregando

Aguarde, processando!

4 perguntas para Luciano Rebellatto, novo coordenador do Consevitis-RS

4 perguntas para Luciano Rebellatto, novo coordenador do Consevitis-RS

28/04/2021

Marcelo Copello

Brasil

191 Visitas

4 perguntas para Luciano Rebellatto, novo coordenador do Consevitis-RS

Por Marcelo Copello

Conversei por telefone com exclusividade com Luciano Rebellatto, recém eleito coordenador do Consevitis-RS.

Marcelo Copello: Luciano, explique para nossos leitores o que é o Consevitis-RS?

É o conselho que tem a responsabilidade de gerir um fundo, o Fundovitis, de melhoria do promover e modernizar o setor da uva e do vinho. O Fundovitis é gerado pelo retorno de 50% do ICMS pago pelas vinícolas, e era gerido até 2018 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Dentro do Consevitis-RS temos representantes da indústria, produtores e cooperativas.

Qual o papel do Consevitis hoje, na realidade que vivemos?

No momento que estamos vivendo o foco é promoção, visando aumentar o mercado e o aumento das vendas dos derivados de uva, pois tivemos safras com volumes grandes, gerando grandes estoques. Não podemos esquecer claro a modernização do setor, a melhoria de qualidade, a fiscalização, a tecnologia etc.

Qual o ponto que no momento precisa de mais atenção no leque de promoção do vinho brasileiro?

As pessoas estão em casa, portanto o foco está totalmente voltado para promoção e vendas em ambiente digital. Temos um setor interno que está estudando as melhores soluções de marketing para melhor promover nossos produtos no ambiente on-line, tanto para vinhos finos, quanto sucos e vinhos de mesa.

Como você vê boas oportunidades no futuro próximo para os vinhos do Brasil?

Com certeza. Sou um consumidor e defensor da qualidade de nossos vinhos. Temos qualidade igual, senão superior, a dos importados na mesma faixa de preço. Lembrando que o vinho fino representa uma fatia pequena de nossa produção, que tem um peso maior nos sucos e vinhos de mesa, que é no que pretendo dar mais atenção.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com