Carregando

Aguarde, processando!

Cientistas descobrem como produzir vinhos que não dão ressaca

Cientistas descobrem como produzir vinhos que não dão ressaca

19/03/2015

Marcelo Copello

Saúde

1619 Visitas

Mal publiquei aqui anteontem que foi provado que o vinho embeleza e recebo hoje mais esta notícia.

Cientistas Universidade do Illinois (EUA), liderados pelo professor Yong-Su Jin, desenvolveram novas enzimas, que prometem melhorar a fermentação malolática* dos vinhos, gerando menos derivados tóxicos (causadores da ressaca), e ao mesmo tempo aumentar os benefícios do vinho. Entre outras façanhas as novas enzimas podem aumentar em até 10 vezes a presença de Resveratrol** nos vinhos. 

Esta descoberta é boa não apenas para quem gosta de vinhos, mas traz avanços para todos os alimentos fermentados, como o pão.

O estudo foi publicado Applied and Environmental Microbiology (http://www.asm.org/)

*A fermentação malolática ocorre após a fermentação alcoólica dos vinhos, transformando o ácido málico em ácido lático e consequentemente reduzindo a sensação de acidez nos vinhos, tornando-os mais macios.

 **Resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes e cascas das uvas tintas. Estudos indicam que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (o LDL) e e aumentar os níveis do colesterol bom (o HDL). Estudos indicam também que o Resveratrol atua na prevenção do câncer devido a sua capacidade de conter a proliferação de células cancerígenas.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com