Por Marcelo Copello
Combinar carne com vinho tinto e peixe com vinho branco é fácil. E o oposto, é possível? Sim, com certeza, desde que feito com ciência.
Eu já falei aqui de como combinar peixe com vinho tinto e hoje falo de como combinar carne com branco.
Para quem, com eu, adora vinhos brancos e não abre mão de boas carnes, aí vão algumas dicas. A única carne que realmente não combina com brancos é a carne vermelha, de boi, mas há diversos outros tipos de carne que, conforme a receita, podem ficar ótimas com vinhos brancos. (uma receita excelente: Riesling, costela suína e molho especial)
Um exemplo é o vitelo, que não deixa de ser carne de boi, mas é o boi novo, com até 1 ano de idade. Sua carne é rosada, quase branca, e pode casar muito bem com um vinho branco encorpado. Basta prepará-lo com molhos e acompanhamentos mais leves. Que tal grelhar um medalhão alto de vitelo, mal passado, em crosta de ervas castanha moída, com molho de manteiga, gengibre e redução de tangerina? Para este preparo minha sugestão seria um Chardonnay barricado.
Anote aí alguns tipos de carne que podem combinar bem com vinhos brancos: além do vitelo, a carne de porco, cordeiro, coelho e aves como frango, pato, peru, perdiz, faisão e codorna. Não esqueça de que para combinar com vinhos brancos a receita e os acompanhamentos precisam ser mais leves!
Cadastre-se aqui no site e receba nossa newsletter com tudo sobre o mundo do vinho!