Carregando

Aguarde, processando!

Vive la France!

Vive la France!

14/07/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

3723 Visitas

Está chegando a data nacional francesa, o 14 de julho, quando se comemora a queda da Bastilha.

A França, embora nas últimas décadas tenha perdido o monopólio dos vinhos de qualidade no mundo, ainda é de longe a maior referência no universo de Baco e ainda reina absoluta nos vinhos de alto luxo. O vinho faz parte indissociável da cultura da pátria de Beaudelaire e Victor Hugo. Veja alguns números* que comprovam o fato:

- Para 86% dos franceses, o vinho expressa a arte de viver francesa.

- Em 2010 o vinho foram incluídos no Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

- Para 81% dos franceses o momento perfeito para beber vinho é durante de uma boa refeição.

- 85% dos franceses, quando convidado a casa de um amigo, leva uma garrafa de vinho de presente.

- 72% dos franceses possui guardadas em casa algumas garrafas de vinho para envelhecer.

- O vinho é um tema de conversa para 75% dos franceses.

- 85% dos lares franceses compraram vinho para consumo doméstico durante o ano

- O vinho é o 3o setor de exportação francesa, depois de aviões e perfumes.

- A França produz 20% do vinho do planteta

- A França consome 14% do vinho do planeta.

-  O vinho gera 250 mil empregos diretos na França e muitos também no Brasil.

Viva a França e viva o vinho, não apenas francês, mas de todas as nacionalidades, que convivem em Liberté, Egalité e Fraternité** em nossas taças.

Um brinde e saúde!

Leia também Vertical Dom Perignon

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com