Por Marcelo Copello
Você gosta de cervejas com adição de sabores? Maçã, cereja, mel, maracujá, açaí, chocolate, tudo isso pode ser adicionado à cerveja e todo mundo adora!
E vinhos com adição de sabores, você compraria?
Aos enófilos mais puristas e amantes dos vinhos naturais, não recomendo ler as linhas que se seguem, pois poderão ter pesadelos esta noite.
Um dos segmentos que mais cresce na indústria da uva no mundo é a dos vinhos flavorizados, com sabores adicionados (que nem podemos chamar de vinho).
Apenas uma marca, a Echo Falls Fruit Fusion (veja foto), vendeu só na Inglaterra mais de 1 milhão de caixas (de 12 garrafas) em 2015.
Para quem não bebe vinho, mas esta acostumado a bebidas com sabores, sejam refrigerantes, destilados ou cervejas, estes “vinhos” com sabores, podem cair como uma luva. Já foram lançadas diversas marcas deste tipo de bebida de vinho e já são dezenas de sabores disponíveis, a maioria de frutas.
O novo nicho seria uma resposta da indústria vitivinícola à explosão mundial das cervejas artesanais, muitas delas flavorizadas. Pelo visto, guerra é guerra, vale tudo para conquistar o mercado.