Carregando

Aguarde, processando!

Sopa de Pedra, a história e a receita

Sopa de Pedra, a história e a receita

05/05/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

3920 Visitas

Por Marcelo Copello

Reza a lenda que essa receita é de um frade muito pobre, que andava em peregrinação. Orgulhoso demais para pedir comida.  Ele ia de porta em porta e pedia aos donos das casas que lhe emprestassem uma panela para ele preparasse uma sopa de pedra. Curiosos, os donos da casa permitiam e minutos depois o frade estava na cozinha a preparar a sopa de pedra. No entanto, era preciso temperá-la. Então ele pedia um bocado de chouriço, sal, batata, feijão e, dessa maneira, incrementava a sopa de pedra. Ao final da refeição, ele tirava a pedra, lavava e guardava para o dia seguinte. Dessa maneira, nasceu a Sopa de Pedra.

Ingredientes

500 gr de feijão vermelho
2 orelhas de porco
1 caldo de carne
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado                                                                                        
100ml de azeite
2 pedras
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão com a orelha de porco, azeite, cebola, caldo de carne e alho. Depois de cozido, retire a orelha de porco e pique em pedaços pequenos. Coloque de volta na panela e junte as pedras. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Chefe: Valderi Gomes

Restaurante: A bela Sintra – São Paulo

Rendimento: 4 Pessoas

*Esta é uma das 50 deliciosas receitas do livro de Marcelo Copello – Os Sabores do Douro e do Minho, Editora Senac-SP

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com