Por Marcelo Copello
Ele não desiste nunca. Um exemplo para nossos sommelier e, porque não, para nossos atletas olímpicos.
Paolo Basso, sommelier campeão mundial em 2013, treinou por 15 anos até conseguir o título. Neste percurso conseguiu incríveis três segundos lugares seguidos, em 2000, 2007 e 2010. Quase chegar lá por três vezes já teria levado qualquer um a desistir.
Basso, que faz a carta de vinhos da Air France, esteve no Rio de Janeiro para conduzir uma prova dos vinhos de bordo. O evento aonteceu no Club France, a casa olímpica da França, e lá ele me concedeu esta entrevista exclusiva.
Basso, entre outras coisas, falou sobre as qualidades e habilidades necessárias para ser um bom sommelier e deu conselhos e dicas para nossos profissionais que querem ser campeões como ele:
Estudar muito, não apenas degustar.
Dedicar muito tempo, todo seu tempo livre, incluindo suas férias
Ser mente aberta e não ter nenhum pré julgamento ou preconceito com nenhum vinho.
Degustar buscando entender a qualidade do vinho e de forma obcecada por adivinhar sua origem. Degustar não é um jogo de adivinhação, mas sim de compreensão
Para ser um bom sommelier em um restaurante você deve ser capaz não apenas de provar e selecionar bons vinhos, mas sim de cuidar de toda a cadeia que envolve: 1-selecionar os vinhos, 2-comprar, 3-gerenciar seu estoque, 4-vender.
VEJAM A ENTREVISTA!
Gostou deste post? Compartilhe e assine nossa newsletter