De acordo com pesquisa da Organização Mundial de Saúde, divulgada pela revista Tribe, em dados gerais pelas américas o primeiro lugar é do Canadá com 10 litros anuais em média consumidos por pessoas com mais de 15 anos, em seguida vem os EUA com 9,3 litros.
Da américa latina a Argentina é a campeã com 9,1 litros anuais por pessoa, seguido do Chile com 9 litros. Peru e Brasil empatados com 8,9 litros e Uruguai atrás com 6,8 litros.
Surpreendentemente os uruguaios tem diminuido ao longo dos anos o consumo. Em 2010 se registrava de 12,9 litros anuais por pessoa, em 2014 revelou-se 7,6 litros. Outro dado interessante é que o consumo de álcool argentino é de cerveja. Ela representa 60% de todas as bebidas alcoólicas consumidas no país.
O nível global do consumo de álcool, em 2016 foi de 6,4 litros. Para diminuir o consumo de álcool a OMS recomenda regular a comercialização de bebidas alcoólicas, limitar a disponibilidade de álcool e reduzir a demanda por meio de mecanismos fiscais e de preços.
Leia também : As melhores cervejas da Austrália