Carregando

Aguarde, processando!

Está chegando o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL 2016

Está chegando o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL 2016

26/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

3732 Visitas

Entre os dias 17 e 23 de outubro, o Rio volta a receber o Rio Wine and Food Festival, um dos maiores eventos de vinho e gastronomia do país. Pioneiro no Brasil e já integrado ao calendário oficial de eventos da cidade, o projeto, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida. A agenda inclui diversos eventos, começando pela abertura no mais conhecido hotel do país, o Copacabana Palace, e terminando numa das ações sociais do evento: um leilão beneficente.

Com eventos que envolvem toda a cidade, o RWFF terá ações voltadas ao trade e ao consumidor final, com participações que vão de restaurantes e hotéis de luxo até comunidades pacificadas - com treinamento e degustação de vinhos, denominado Well Comunidade Drink - e mercados populares, como o Cadeg. O festival também aproveitará a oportunidade para debater o setor. Para isso, será realizado o seminário Vinho & Mercado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O festival terá diversas ações que acontecerão simultaneamente, como as feiras de vinhos com estandes, degustações e venda promocional- no caso da Wine Out; ações promocionais de vinhos em lojas, supermercados, bares e restaurantes; jantares temáticos com degustações e palestras; concurso de designers de rótulos e garrafas; educação e treinamentos para iniciantes, garçons e sommeliers; presença nas praias e points da orla; e o Wine Bus, uma degustação itinerante para cariocas e turistas em ônibus panorâmico que passeia com os enófilos pelos principais pontos turísticos da cidade.

Além dos inúmeros eventos, a semana também contempla o Movimento Rio Rolha Zero, ação em que em diversos restaurantes abrem mão da cobrança da taxa de rolha para incentivar a experimentação e consumo durante a semana do festival. Alguns dos melhores restaurantes da cidade participação, como Mr. Lam, Alloro, Cipriani, Bottega del Vino, Unico e Gero.

Feira Show de Vinhos

A Feira Show de Vinhos acontece dia 20 de outubro, das 14h às 20h, como uma das principais atrações do Rio Wine and Food Festival. O evento acontece no Clube Piraquê, um local incomum para eventos de vinho e representativo da beleza da cidade: situado ao pé do Cristo Redentor, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas, com a presença de produtores em geral com forte presença nacional, importadoras, produtores em busca de importadores, lojistas e supermercadistas. Em paralelo, as master classes dão  oportunidade para se aprofundar em algumas regiões ou vinhos. Os ingressos da feira vão de R$ 80,00 a R$ 120,00 com vendas a partir de 17/09 no IngressoCerto.

Antes disso, no dia 19/10, uma feira exclusiva com 13 produtores da reconhecida região de Colchagua-Chile, acontece no Copacabana Palace das 15:00 às 19:00hs.

Seminário Vinho e Mercado na FGV

Acontece dia 18 de outubro o Seminário Vinho e Mercado, no recém-inaugurado Centro Cultural da FGV em Botafogo, projetado por Oscar Niemeyer. O seminário tem inscrições gratuitas e poderá ser feita no site do festival ou da FGV . O evento debaterá o mercado com os principais nomes do setor, nas disciplinas de marketing e vendas, e-commerce, tributação, produção nacional, importação, pesquisas e muitos cases. As inscrições são gratuitas.

Agenda central do evento

1º Dia - 17/10

Abertura oficial no Copacabana Palace

Horário: 19:00hs às 23:30hs

Entrega dos troféus vinha velha e sommelier  do ano

Exclusivo para convidados

2º Dia 18/10:

Seminário Vinho e Mercado na FGV

Horário: 08:30hs às 17:00hs

Entrada gratuita mediante inscrição no site da FGV

Degusta Talk Show

Local: Copacabana Palace

Horário: 18:30hs às 21:00hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

3º Dia 19/10:

Seminário Viña Santa Rita sobre Cabernet Sauvignon + Degustação às cegas ( só para convidados)

Local Copacabana Palace

Horário: 09:00hs às 13:00hs

Exclusivo para convidados

Feira Exclusiva de Vinhos de Colchagua-Chile

Local Copacabana Palace

Horário: 15:00hs às 20:00hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

4º Dia 20/10:

Feira Show de Vinhos + MasterClasses

Local: Clube Naval Piraquê - Lagoa

Horário: 14:00hs às 20:00hs

Ingressos já a venda Ingresso Certo pelo link

http://www.ingressocerto.com/feira-show-de-vinhos-do-rio-wine-and-food-festival-2016-p118871

5º Dia - 21/10:

Wine Bus - 14:00hs às 19:30hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

6º Dia - 22/10:

Wine Bus - 14:00hs às 19:30hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

Wine OUT – série de eventos no Fashion Mall (programação a ser anunciada)

Horário: 14:00hs às 19:30hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

7º Dia - 23/10:

Wine Bus - 14:00hs às 19:30hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

Wine OUT – série de eventos no Fashion Mall (programação a ser anunciada)

Horário: 14:00hs às 19:30hs

Ingressos serão abertos Ingresso Certo esta semana

Consulte a agenda dos WineDinners, palestras e degustações no site ou facebook

FACEBOOK: www.facebook.com/riowineandfoodfestival

Sobre a Baco Multimídia

A BACO Multimídia, idealizadora e organizadora do RWFF, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. Também é responsável pela edição da revista BACO e pelo Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de um curso de vinhos via celular, mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, como a Grande Prova Vinhos do Brasil- maior e mais respeitada prova do segmento.

Mais informações:

IDEARIA - comunicação & criação de conteúdo

Fone: 11 2847.4550

Danielle Borges (dani.borges@idearia.com.br / + 11 9934.2206)

Antônia Futuro (antonia.futuro@idearia.com.br / + 11 99451.4262)

www.idearia.com.br

www.facebook.com/agenciaidearia  

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com