Carregando

Aguarde, processando!

Cozinhando com Vinho do Porto

Cozinhando com Vinho do Porto

01/07/2020

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

4980 Visitas

Por Marcelo Copello

O vinho do Porto reina não apenas nas taças, mas também na cozinha. A maioria dos vinhos ao ser usado para cozinhar, depois que o álcool evapora, quase desaparecem em meio aos outros ingredientes, o Porto não, especialmente em receitas de cozimentos mais longos. Por sua grande estrutura e consistência o Porto sobressai. Com maior teor natural de glicerina que os outros vinhos, o Porto empresta sua cremosidade a molhos, seus aromas tomam o lugar de especiarias.

Experimente colocar um pouco de Porto branco na sopa ou um fio de porto Porto Ruby sobre um bolo de chocolate. Use e abuse por Porto em molhos, em cozimentos de carnes e aves, por exemplo. Tendo o Porto como ingrediente podemos poupar no uso de gorduras e de sal, tornando as receitas mais ricas e saudáveis.

A seguir duas receitas, uma salgada e outra doces, tiradas de meu livro OS SABORES DO DOURO E DO MINHO (Editora Senac-SP)

Pataniscas de Bacalhau

Ingredientes:

ï     250 gr de Bacalhau desfiado cru e dessalgado

ï     250 gr de farinha

ï     3 ovos

ï     Pimenta a gosto

ï     Cebola a gosto

ï     Salsa a gosto

ï     Sal a gosto

ï     1 cálice de Vinho do Porto

Modo de preparo

Prepare uma polpa grossa a partir da mistura dos ovos com a farinha e água. Pique a cebola e a salsa. Junte à polpa e acrescente o vinho do porto e o bacalhau.  Tempere com sal e pimenta moída a gosto.  Frite em colheradas essa polpa em óleo bem quente. Antes de servir, escorra as patananiscas em papel absorvente.

Autor: Chef António Pinto      

Restaurante: Residencial Borges – Minho

Rendimento: 6 pessoas

Pudim do Abade de Priscos

Ingredientes

ï     400 gr de açúcar

ï     50 gr de toucinho fresco

ï     15 gemas

ï     500 ml de água

ï     1 cálice de vinho do Porto

ï     1 casca de limão

ï     1 pau de canela

ï     200 gr de açúcar para fazer caramelo

Modo de Preparo

Leve ao fogo açúcar, casca de limão, pau de canela e o toucinho cortado em fatias finas. Deixe ferver até fazer ponto de fio. Retire a calda do fogo e deixe esfriar. Junte as gemas misturadas com vinho do Porto. Coloque a massa numa forma de pudim com tampa previamente untada com caramelo. Cozinhe em forno bem quente em banho-maria, durante 1 hora. Desinforme quando estiver quase frio.

Fonte: livro Cozinha Tradicional Portuguesa

Autora: Maria de Lourdes Modesto

Leia também: Como combinar vinhos do Porto com alimentos

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com