Carregando

Aguarde, processando!

Casas del Bosque lança no va parceria no Brasil

Casas del Bosque lança no va parceria no Brasil

15/11/2022

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

155 Visitas

Em evento realizado no Copacabana Palace a vinícola Casas del Bosque lançou sua parceria com a importadora Asa Gourmet.

Quanto mais experiente e sofisticado o enófilo, mais ele aprecia os vinhos brancos. Isso se nota claramente no Brasil. À medida que os brasileiros mergulham no néctar de Baco, o consumo de vinhos brancos cresce. Esta nova lacuna do mercado está sendo preenchida principalmente pelos brancos chilenos.

Foi por isso que a Ana Luisa Bernacchi, da importadora carioca Asa Gourmet foi buscar a Casas del Bosque, empresa líder em Casablanca, região mais emblemática do Chile para vinhos brancos.

O lançamento da nova parceria aconteceu hoje no Copacabana Palace, ícone carioca, com presença do enólogo da empresa, o italiano Alberto Guolo, com larga experiência internacional.

Dos vinhos apresentados, chamaram à atenção o La Cantera Sauvignon Blanc, em um estilo assumidamente neozelandês, mostrando boa complexidade; o Resling Botanic Series, com grande frescoe e tipicidade da casta alemã; e o gran finale com o topo da casa, o La Trampa, blend dominado por Syrah, casta esplendidamente adaptada à Casablanca.

Por acaso estive na Casas del Bosque em maio, onde fiz uma visita que recomento muito. O lugar é lindo, o restautante é ótimo, e o bar ao ar livre, no meio do vinhedo é um must. Lá degustei uma série de seus melhores vinhos, confira abaixo as minhas notas

La Trampa 2019, Casablanca

75% Syrah, 15% Malbec, 10% Pinot Noir. Rubi escuro violáceo, mais escuro e denso que o 2018. Aroma intenso, boa concentração de frutas maduras, negras, cassis, amoras, ameixas, especiarias doces, baunilha, cravo, pimenta, Paladar de bom corpo, taninos finos e doces, acidez excelente. Um tinto de guarda de um ano quente em uma região fria, que resultou muito bem, com finesse, boa concentração e grande equilíbrio.

NOTA: 96 pontos

La Trampa 2018, Casablanca

80% Syrah, 15% Malbec, 5% Pinot Noir. Rubi escuro violáceo. Aroma de intenso frescor, elegante, frutas negras, amoras, pimenta, violetas, tabaco, couro, baunilha, tostados. Paladar de bom corpo, com taninos finos, boa acidez, ótimo equilíbrio. Um tinto de boa estrutura, sem excessos, que prima pela elegância e equilíbrio, com acidez e taninos que apontam para um ótimo potencial de guarda.

NOTA: 94 pontos

Pequeñas Pinot Noir 2019, Casablanca

Rubi violáceo bastante claro. Aroma delicado, elegante, ainda se abrindo, frutas vermelhas e um tostado de madeira muito fino, nota mineral. Paladar de médio corpo, taninos finos, boa acidez, conjunto equilibrado e com boa elegância.

NOTA: 94 pontos

Resling Botanic Series 2020, Casablanca

Palha claro e brilhante. Aroma delicado, elegante, flores e frutas brancas, pera, pêssego, flores do campo, acácia, notas minerais, tem uma nota de redução que dá complexidade. Paladar seco, os 6 gramas de açúcar não aparecem, acidez alta, textura mais vertical, estava fechado, mas com uma decantação de 5 minutos abriu-se incrivelmente.

NOTA: 93 pontos

Pinot Noir Rosé Botanic Series 2021, Casablanca,

Cor de pêssego/casca de cebola clara e brilhante. Aroma de fruta fresca, cítricos, toranja, framboesas, nota salgada. Paladar muito fresco, leve e seco, acidez alta e refrescante, elegante e equilibrado. Excelente rosé.

NOTA: 93 pontos

La Cantera Sauvignon Blanc Botanic Series 2021

Casablanca, Palha claro esverdeado. Aroma intenso e rico, cítricos, vegetal, aspargos, boa elegância e complexidade. Paladar leve, um pouco magro, com acidez alta. Um sauvignon blanc que encanta no nariz e entrega frescor no paladar.

NOTA: 91 pontos

Sauvignon Blanc Reserva 2021, Casablanca.

Palha claro com reflexos esverdeados Notas de aspargos, herbáceo (na via positiva), cítrico, grama cortada. Paladar de acidez alta, textura macia, excelente tipicidade da casta e região, excelente custo benefício.

NOTA: 91 pontos

Carménère Gran Reserva 2020, Cachapoal.

Rubi escuro violáceo. Aroma de boa intensidade, frutas vermelhas e negras, tabaco, musgo, pimentão. Paladar de médio corpo, acidez e taninos moderados, textura macia, pronto. Mais complexidade e elegância que no reserva.

NOTA: 90 pontos

Pinot Noir Reserva 2020, Casablanca.

Rubi violáceo claro. Aroma de boa tipicidade da casta, com frutas vermelhas, morango, framboesa, com uma nota vegetal. Paladar de leve a médio corpo, taninos prontos de pouca estrutura, acidez alta. Um Pinot que entrega boa tipicidade da casta e muito frescor.

NOTA: 90 pontos

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com