Em evento realizado no Copacabana Palace a vinícola Casas del Bosque lançou sua parceria com a importadora Asa Gourmet.
Quanto mais experiente e sofisticado o enófilo, mais ele aprecia os vinhos brancos. Isso se nota claramente no Brasil. À medida que os brasileiros mergulham no néctar de Baco, o consumo de vinhos brancos cresce. Esta nova lacuna do mercado está sendo preenchida principalmente pelos brancos chilenos.
Foi por isso que a Ana Luisa Bernacchi, da importadora carioca Asa Gourmet foi buscar a Casas del Bosque, empresa líder em Casablanca, região mais emblemática do Chile para vinhos brancos.
O lançamento da nova parceria aconteceu hoje no Copacabana Palace, ícone carioca, com presença do enólogo da empresa, o italiano Alberto Guolo, com larga experiência internacional.
Dos vinhos apresentados, chamaram à atenção o La Cantera Sauvignon Blanc, em um estilo assumidamente neozelandês, mostrando boa complexidade; o Resling Botanic Series, com grande frescoe e tipicidade da casta alemã; e o gran finale com o topo da casa, o La Trampa, blend dominado por Syrah, casta esplendidamente adaptada à Casablanca.
Por acaso estive na Casas del Bosque em maio, onde fiz uma visita que recomento muito. O lugar é lindo, o restautante é ótimo, e o bar ao ar livre, no meio do vinhedo é um must. Lá degustei uma série de seus melhores vinhos, confira abaixo as minhas notas
La Trampa 2019, Casablanca
75% Syrah, 15% Malbec, 10% Pinot Noir. Rubi escuro violáceo, mais escuro e denso que o 2018. Aroma intenso, boa concentração de frutas maduras, negras, cassis, amoras, ameixas, especiarias doces, baunilha, cravo, pimenta, Paladar de bom corpo, taninos finos e doces, acidez excelente. Um tinto de guarda de um ano quente em uma região fria, que resultou muito bem, com finesse, boa concentração e grande equilíbrio.
NOTA: 96 pontos
La Trampa 2018, Casablanca
80% Syrah, 15% Malbec, 5% Pinot Noir. Rubi escuro violáceo. Aroma de intenso frescor, elegante, frutas negras, amoras, pimenta, violetas, tabaco, couro, baunilha, tostados. Paladar de bom corpo, com taninos finos, boa acidez, ótimo equilíbrio. Um tinto de boa estrutura, sem excessos, que prima pela elegância e equilíbrio, com acidez e taninos que apontam para um ótimo potencial de guarda.
NOTA: 94 pontos
Pequeñas Pinot Noir 2019, Casablanca
Rubi violáceo bastante claro. Aroma delicado, elegante, ainda se abrindo, frutas vermelhas e um tostado de madeira muito fino, nota mineral. Paladar de médio corpo, taninos finos, boa acidez, conjunto equilibrado e com boa elegância.
NOTA: 94 pontos
Resling Botanic Series 2020, Casablanca
Palha claro e brilhante. Aroma delicado, elegante, flores e frutas brancas, pera, pêssego, flores do campo, acácia, notas minerais, tem uma nota de redução que dá complexidade. Paladar seco, os 6 gramas de açúcar não aparecem, acidez alta, textura mais vertical, estava fechado, mas com uma decantação de 5 minutos abriu-se incrivelmente.
NOTA: 93 pontos
Pinot Noir Rosé Botanic Series 2021, Casablanca,
Cor de pêssego/casca de cebola clara e brilhante. Aroma de fruta fresca, cítricos, toranja, framboesas, nota salgada. Paladar muito fresco, leve e seco, acidez alta e refrescante, elegante e equilibrado. Excelente rosé.
NOTA: 93 pontos
La Cantera Sauvignon Blanc Botanic Series 2021
Casablanca, Palha claro esverdeado. Aroma intenso e rico, cítricos, vegetal, aspargos, boa elegância e complexidade. Paladar leve, um pouco magro, com acidez alta. Um sauvignon blanc que encanta no nariz e entrega frescor no paladar.
NOTA: 91 pontos
Sauvignon Blanc Reserva 2021, Casablanca.
Palha claro com reflexos esverdeados Notas de aspargos, herbáceo (na via positiva), cítrico, grama cortada. Paladar de acidez alta, textura macia, excelente tipicidade da casta e região, excelente custo benefício.
NOTA: 91 pontos
Carménère Gran Reserva 2020, Cachapoal.
Rubi escuro violáceo. Aroma de boa intensidade, frutas vermelhas e negras, tabaco, musgo, pimentão. Paladar de médio corpo, acidez e taninos moderados, textura macia, pronto. Mais complexidade e elegância que no reserva.
NOTA: 90 pontos
Pinot Noir Reserva 2020, Casablanca.
Rubi violáceo claro. Aroma de boa tipicidade da casta, com frutas vermelhas, morango, framboesa, com uma nota vegetal. Paladar de leve a médio corpo, taninos prontos de pouca estrutura, acidez alta. Um Pinot que entrega boa tipicidade da casta e muito frescor.
NOTA: 90 pontos