Quatro homens foram condenados por tentativa de assalto a adega de um dos colecionadores de vinhos mais conhecidos da França.
Os assaltantes entraram na aldeia de La Chapelle-Baton, com um van roubada e se dirigiram a casa de Michel-Jack Chasseuil, um conhecido colecionador de vinhos com uma famosa adega avaliada em mais de 30 milhões de dólares. Que tal?
Um do assaltantes disfarçado de entragador tocou a campainha e foi cordialmente atendido por Michel que diariamente recebe suas encomendas de vinho e esse dia não seria diferente. O colecionador chegou a ser torturado para que entregasse a chave da adega, mas ela está em posse do banco. Claro!
Até que os bandidos realmente acreditassem em Michel, ele passou 2 horas de intenso terror. Ao fim, os assaltantes levaram sua BMW.
A polícia encontrou o carro a 20 minutos da casa e através de digitais e DNA deixados na cena do crime chegaram aos autores que foram julgados e presos.
Chasseuil, 76 anos, é um designer industrial aposentado da Dassault Aviation. A coleção de vinhos é de impressionar mesmo. Em 2014, um magnata chinês entregou-lhe um cheque por US $ 57 milhões, oferecendo para colocar a coleção no Palácio Imperial. Chasseuil destruiu o cheque. Hoje, ele se refere a sua coleção como "O Louvre do Vinho", mantido em suas adegas a 60 ° F e 80 por cento de umidade. Ele tem 80 vinhedos de Pétrus, muros de Château d'Yquem, incluindo algumas garrafas verdadeiramente raras como d ' Yquem 1811, 1821 e 1847. "Eu tenho um Porto da Quinta do Noval Nacional de 1931. É a Mona Lisa da minha coleção ", diz Chasseuil.
Leia também: Já imaginou uma adega ao fundo do mar?