Segundo notícia do site shanghaidaily.com, foram preso em Xangai, um casal que supostamente tentou contrabandear cocaína dissolvida em garrafas de vinho vindos do Brasil.
Os funcionários da alfândega Chinesa disseram que é a primeira vez que interceptaram um líquido contendo a droga sul-americana. Graças a um sistema de triagem usado para identificar os passageiros com maior probabilidade de serem portadores de contrabando, a polícia chinesa encontrou 32 garrafas de vinho de diversas marcas diferentes com com a droga. Estavam distribuídas em duas das malas de viagem do prórpio casal.
O homem preso, de sobrenome Liu, 24, e sua mulher, de sobrenome Wu, 25, que trabalhavam em São Paulo, disseram às autoridades que um terceiro homem de nome "Lin" pediu que eles embarcassem com duas malas de vinhos para a China e ofereceu a eles cerca de R$ 900, menos de 300 dólares para o serviço.
O sistema de triagem que capturou a mercadoria e o casal já existe desde 2013 e vem sendo aperfeiçoado desde então. Ele identifica os passageiros que possam ser de interesse com base em seus registros de viagem. Levantada as suspeitas, os oficiais vão fisicamente selecionar e conferir as informações pessoalmente com os passageiros e fazem uma acariação e um exame mais detalhado. Desde a sua instalação já interceptou 35 situações envolvendo drogas ao longo dos últimos 12 meses, com um aumento de 52 por cento sobre o ano anterior. Mais de 220 kg de drogas foram apreendidos e 14 suspeitos detidos.